terça-feira, novembro 30, 2010

Riscos da Cirurgia Báriatrica

A cirurgia báriatrica implica alguns riscos como qualquer outra cirurgia. Mas, como estamos especificando a de estomâgo. Vamos enumerar algumas possiveis complicações que essa cirurgia pode promover....

DURANTE A CIRURGIA OU NOS DIAS SEGUINTE

- Fístulas: Abertura dos grampos utilizados para separar o estômago e vazamento do líquido existente dentro do estômago. As fistulas podem ocorrer até o décimo dia após a operação.
- Embolia Pulmonar: São coágulos nas veias, que ficam parados por muito tempo durante a cirurgia. Esses coágulos podem causar a morte se forem levados pela corrente sanguínea até o pulmão.
- Infecções: De parede abdominal, dentro da cavidade abdominal, pulmões, pâncreas, esofagites, podem causar a dobra do intestino, devendo o paciente ser re-operado imediatamente.
- Seromas: Vazamento de líquido do pulmão para outras áreas do corpo.
– Parada Respiratória
- Parada Cardíaca
- Retirada do baço em caso de sangramento
- Complicações com a anestesia.

PERÍODO POSTERIOR À CIRURGIA

- Queda de cabelos: 
- Mal estar, tonteiras, anemias, dores articulares…: Causadas pela falta de vitaminas, no caso das cirurgias de má-absorção. Isso se regulariza com o tempo e injerindo vitaminas como Centrum, Citoneurin, Rubranova, entre outras que serão receitadas pelo seu médico.
- Vômitos e diarréia
- Intolerância a certos alimentos.
- Síndrome de Dumping: 
- Hérnias
- Gases: Resolve-se com remédios.
- Dores no corte da cirurgia (em caso de ciurgia aberta): Passa em alguns dias. O médico recomenda analgésico.
- Dores na região do fígado: É causada pelo “afastador” (um material que suspende o fígado durante a cirurgia para que ele não atrapalhe na visão dos órgãos).
- Estenose: Estreitamento do esôfago impedindo a passagem natural dos alimentos para o estômago. A comida retorna a boca através de ânsias de vômitos. É necessária a Endoscopia para fazer o alargamento deste canal

Um comentário:

Juliany Alencar disse...

Olá, só passei para agradecer por seguir meu blog e dizer que achei legal você abordar o tema da sua cirurgia aqui.

Boas festas!

Bjo