NGREDIENTES
> 500g de peito de frango cozido e desfiado/picado
> ½ xícara de arroz cozido (usei arroz que sobrou mesmo)
> 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
> 1 xícara de leite desnatado
> 3 claras
> Sal à gosto
> 1 colher (chá) de mostarda (pode ser mostarda mesmo de tubinho ou, se você quiser/conseguir, folhas de mostarda. Aqui em casa eu usei mostarda amarela do tubo mesmo)
> 1 colher (chá) de sálvia
> 1 colher (chá) de tomilho
> 1 colher (chá) de azeite de oliva
> 2 dentes de alho picados
> 1 xícara de cogumelos fatiados (champignon em conserva mesmo =) )
> 1 xícara de cenoura ralada
PREPARO
Então, eu fiz essa receita seguindo à risca as instruções originais, mas decidi depois de pronto, e com base nas sugestões do pessoal que comeu, que eu faria algumas mudanças.
Comecei refogando só com azeite de oliva o alho, a cenoura e os champignons e reservei.
A receita original diz pra bater no liquidificador o frango picado, o arroz, a farinha de trigo, o leite e as claras e, depois que os ingredientes viraram um creme, você tempera com o sal, a mostarda e as outras ervas e acrescenta o alho, a cenoura e o champignon refogados.
Depois disso, coloquei a massa numa forma pequena, daquelas de bolo inglês (pão de forma) untada com azeite e levei ao forno médio (pré-aquecido) para assar com a assadeira coberta por papel alumínio por uns 30 minutos. Depois disso, tirei o papel alumínio e terminei de assar por mais uns 10 minutos. Desenformei, decorei com folhas de tempero e cogumelos e servi, acompanhado de salada (meu bolo não ficou tão bonitinho como eu queria porque a minha forma era mais larga do que funda, então ele ficou baixinho...)
Ficou bem gostoso, mas a mudança que eu faria é a seguinte: deixaria com mais textura de frango. Como o frango foi batido, ele manteve o gosto, mas não tem aquela texturinha gostosa de frango pra comer. Pra repetir a receita, eu bateria só metade do frango e a outra metade (bem desfiadinha) eu misturaria depois, antes de acertar o sal e os temperos. Única mudança mesmo. A receita é uma delícia, é bem light e ótima pra uma janta/lanche.
Uma outra idéia que eu tive foi de ao invés de colocar arroz branco, usar arroz integral. Posso tentar por em prática qualquer dia, mas como o resto que eu tinha aqui era de arroz branco, foi arroz branco!
Espero que vocês gostem, e fico aqui aguardando os comentários de quem tentou e aprovou
Receita tirada do Site Metamorfose