Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta.
domingo, outubro 31, 2010
La vem Novembro...
Esta que Já tenho que economizar para trocar minhas ROUPAS.
cOMO É O MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO, aceitos presentes com número menores do meu 46 (risos)
Um ótimo domigo a todos !! E VOTE certo !!!
sexta-feira, outubro 29, 2010
1º Etapa Cirurgia Bariátrica
Está decidido. Vou fazer a cirurgia Bariátrica, conhecida como tratamento da Obesidade Severa. Retornei ao Hospital Santa Clara para a consulta com o Drº Jorge Chalhub, inicialmente são varias etapas, para que possa ir para a Pericia do Plano de saúde (PLANSERV).
Médicos para relatório:
· Pneumologista
· Psicóloga (04 sessões)
· Nutricionista (02 sessões)
· Cardiologista
· Endocrinologista
· Ortopedista ( Caso em particular meu, pois estou com Tenossinovite o Fibrilares), com isso o peso esta prejudicando.
· Exames de sangue
· Anestesista
· Endoscopia (verificar a existência de H Pilori)
Muitas pessoas quando me perguntam sobre a cirurgia acha que algo simples de se resolver, fazer exames se tiver tudo bem já marca. Mas não é assim existe todo um preparo e uma preocupação de toda equipe médica e o Plano de saúde. Não sei como é o procedimento de outras equipes médicas, outros hospitais, mas estou adorando a equipe que está me acompanhando.
A única certeza que estou muito feliz e realizada e tenho certeza que tudo dará certo.
Cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica hoje em dia é muito utilizada e ao mesmo tempo causa controversias. Será realmente efetiva? Será perigosa? Como são realizadas?
Existem várias técnicas de cirurgia bariátrica. As técnicas não são escolhidas pelos pacientes, são escolhidas de acordo com o grau de obesidade de cada paciente analisando seu IMC e quantidade de caloria ingerida normalmente. Os 3 grandes grupos de técnicas são:
As técnicas restritivas: de fácil adaptação e fácil recuperação, porém com menor perda de peso. São aquelas tecnicas que diminuem o volume e limita a extensão do estomago.
As técnicas disabsortivas: o paciente perde bastante peso (40% do total), deve-se controlar para não ter disturbios nutricionais, consiste em fazer um desvio do trato para o intestino.
As técnicas mistas: como o nome já diz possui características das 2 técnicas anteriores. A mais conhecida técnica mista é o bypass gástrico.
As principais causas de mortalidade são (1):
• Deiscência, que é a abertura de um ponto nas suturas do estômago ou intestino, levando a saída de liquido para a cavidade abdominal, causando peritonite e septicemia (infecção generalizada). Isto pode levar o paciente a nova cirurgia, para reparar esta abertura, mas mesmo assim pode causar a morte.
• Embolia pulmonar (sangue coagulado nos pulmões) que é o "entupimento" de uma ou várias artérias que irrigam o pulmão, e algumas vezes pode levar o paciente a morte por insuficiência respiratória.
• Outras causas, bem menos comuns como: insuficiência respiratória, infarto do miocárdio, insuficiência renal e hemorragias também podem levar o paciente